Relembre: Por quê o primeiro Xbox foi adorado?

Vamos analisar a história do primeiro Xbox, o console que trouxe jogos aclamados e um sistema on-line revolucionário sendo a primeira tentativa da Microsoft nesse mercado.

Sem dúvida a maioria das pessoas já deve conhecer o Xbox original, também chamado de primeiro Xbox ou Xbox clássico, este que deixou um legado com jogos que são aclamados até hoje e que foi o precursor dos jogos on-line em consoles. Sua marca na história do mundo dos games é indiscutível, como por exemplo o Halo: Combat Evolved que vendeu impressionantes 5 milhões de unidades até 2005, 4 anos após seu lançamento.
Diversos outros jogos, como Halo 2, Dead or Alive 3, Forza Motorsport e Fable marcaram o catálogo deste Xbox, com franquias que ainda permanecem vivas atualmente.
Mas o que exatamente o Xbox tinha de diferente para competir com o forte concorrente da Sony, o Playstation 2? Primeiramente, vamos analisar a história deste primeiro console da Microsoft.

Como tudo começou

Em 1998, cinco engenheiros da Microsoft que trabalhavam no projeto chamado DirectX desmontaram alguns notebooks da Dell para criar um console de jogos baseado no Windows. Seu objetivo principal era realmente competir com o Playstation 2, o console da Sony que estava atraindo desenvolvedores de jogos do ecossistema Windows. A equipe se aproximou de Ed Fries, o então líder de negócios de publicação de jogos da Microsoft na época, e apresentou seu console chamado de “DirectX Box” com base na tecnologia de gráficos do DirectX, Ed aceitou a proposta e decidiu apoiar a equipe.
Durante o desenvolvimento, o nome original “DirectX Box” foi reduzido para “Xbox“. O departamento de marketing da Microsoft não gostou do nome Xbox e sugeriu muitas alternativas. Assim, quando o teste de foco foi executado, a opção de chamar a marca de Xbox foi deixada na lista de possíveis nomes para demonstrar o quão impopular ele seria em relação aos consumidores no entanto, o teste acabou revelando que este nome foi o preferido em larga escala fazendo com que “Xbox” fosse o nome oficial do produto.

Sim, este é o protótipo do Xbox original. (Fonte: TecMundo)

O Xbox foi anunciado oficialmente na Game Developers Conference em 2000. O público ficou impressionado com a tecnologia do console. O curioso é que este anúncio poderia ter ajudado o finado Dreamcast, da Sega, a continuar relevante: Bill Gates estava em negociações com o presidente da Sega, Isao Okawa, sobre a possibilidade do Xbox ter uma retrocompatibilidade com os jogos do Dreamcast mas as negociações desabaram sobre o serviço on-line da Sega, o SegaNet, levando em conta se ele deveria ou não ser implementado.

O hardware do Xbox

O hardware do Xbox era surpreendentemente poderoso: O console usava um processador Intel Pentium III Coppermine customizado de 64 bits e clock com 733 MHz. O sistema possuí uma memória SDRAM DDR de 64 MB com uma largura de banda de 6,4 GB, dos quais 1,06 GB são usados pela CPU e 5,34 GB são compartilhados pelo resto do sistema. A sua GPU era a Nvidia GeForce NV2A 256-BIT com clock de 233 MHz e barramento de 128 Bits, possuindo uma performance em ponto flutuante de 20 GFLOPS.

O Xbox foi o primeiro console a usar um disco rígido interno de PC, usado principalmente para armazenar jogos e arquivos
baixados da Xbox Live e o progresso nesses jogos. Isso eliminou a necessidade de cartões de memória separados, permitindo por exemplo, que se extraíssem músicas de CDs para o disco rígido e que elas fossem utilizadas como trilha sonora personalizada em alguns jogos.
Esse hardware estranhamente poderoso permitiu que jogos excepcionais pudessem ser portados para o Xbox, como o The Elder Scrolls III: Morrowind.

Por ter componentes de computadores, o Xbox original pesava bem mais que seus concorrentes: grande parte desse peso é devido ao leitor de DVD-ROM que possuí uma bandeja volumosa e ao disco rígido com um tamanho de 3,5 polegadas.

Os componentes internos do Xbox (Fonte: Wikimedia)

Xbox Live

Em 15 de novembro de 2002, a Microsoft lançou o sistema on-line do console Xbox, o Xbox Live, permitindo que os assinantes jogassem jogos online com outros jogadores de todo o mundo e baixassem novos conteúdos diretamente para o disco rígido do sistema. O serviço funcionava apenas com uma conexão de internet banda larga. Aproximadamente 250 mil assinantes se inscreveram dentro de dois meses após o lançamento da Xbox Live.
Ao contrário dos serviços on-line da Sega e da Sony, a Xbox Live teve suporte no design original do console através de uma porta Ethernet integrada. O serviço deu à Microsoft um pontapé inicial na jogatina de jogos on-line e ajudaria o Xbox a se tornar um concorrente relevante no mercado da época.
A popularidade do serviço foi tão grande e tão marcante que em 2010, cinco anos após o lançamento do próximo Xbox, o Xbox 360, a Microsoft anunciou que iria fechar o Xbox Live para o Xbox original. Os serviços foram interrompidos no cronograma mas um grupo de 20 jogadores continuou jogando por quase um mês depois simplesmente deixando seus
consoles conectados ao Halo 2.

Legado

O Xbox original certamente marcou a história. A popularidade dos títulos de apelo comercial, como Halo 2, contribuiu para a popularidade dos jogos online e, em particular, de shooters em primeira pessoa.
O console foi a porta de entrada para a Microsoft no mundo dos jogos, e certamente, o resultado foi ótimo: seu sucessor, o Xbox 360, foi lançado em 2005, e desde então, o Playstation e o Xbox competem no mercado de jogos.
Certamente nós vamos lembrar de quão marcante este console foi e de vários dos seus jogos que ainda permanecem ativos nos dias atuais.

E aí o que vocês acharam dessas informações sobre o Xbox original?

Esperamos que tenham gostado!

Escrito por: Joaquim Madureira

Editor de texto: CaixistaFox