A rejeição do Forza Horizon 5 pelo ‘The Game Awards’ desacredita toda a indústria de jogos em 18/11/2021

O The Game Awards tem se posicionado cada vez mais como o show de premiação de fato para a indústria de jogos, se transformando em uma espécie de mini E3 de inverno no processo. Certamente está começando a parecer assim, à medida que mais e mais celebridades se envolvem, embora o programa em si para muitos tenha se tornado um programa de notícias de jogos, com seu apresentador e criador Geoff Keighley atraindo cada vez mais olhos de marketing para os lucros.

Faz parte das nossas matérias antigas trazidas para o novo site :)

O The Game Awards tem se posicionado cada vez mais como o show de premiação de fato para a indústria de jogos, se transformando em uma espécie de mini E3 de inverno no processo. Certamente está começando a parecer assim, à medida que mais e mais celebridades se envolvem, embora o programa em si para muitos tenha se tornado um programa de notícias de jogos, com seu apresentador e criador Geoff Keighley atraindo cada vez mais olhos de marketing para os lucros.

Mas como exatamente os prêmios são escolhidos? Bem, o The Game Awards usa um painel de ‘júri’ composto por influenciadores da mídia e meios de comunicação, que votam nos indicados para os maiores elogios, eles também votam em quem realmente ganha os prêmios, com apenas 10% do peso dos votos indo para o público, você sabe, as pessoas que realmente jogam e compram os jogos em massa.

Se eu estava questionando a candidatura do The Game Awards para se tornar o Oscar da indústria de jogos antes, certamente o estou agora, depois de vê-los desprezar o jogo mais cotado de 2021: Forza Horizon 5.

Ignorar Forza Horizon 5 é um erro

Captura de tela da loja Forza Horizon 5

O Game Awards erra o preconceito em direção a jogos de ação cinematográfica, jogos de esporte, jogos móveis e, bem, praticamente qualquer coisa que não se encaixe em um buraco muito específico no formato de Hollywood. Existem raras ocasiões em que surgem títulos que podem se libertar desse pensamento tacanho, como Overwatch, mas é incomum ver um jogo nomeado, quanto mais premiado, quando não há uma história cinematográfica de grande orçamento entrelaçada com o jogabilidade. Essa mentalidade trai a diversidade que o jogo representa.

Se houve alguma vez um ano em um jogo de corrida merecia ser nomeado de 2021 era exatamente isso.

Forza Horizon 5 pode não ser um jogo que puxa as lágrimas cinematográficas, mas não é menos digno de ser nomeado. Este é um jogo que atualmente ocupa uma posição no topo da meta-pontuação do Metacritic de 2021, que calcula a média das pontuações de centenas de sites de análise e YouTubers diferentes. Este é um jogo que provavelmente verá mais jogadores do que todas as nomeações atuais combinadas ao longo de suas vidas. Este é um jogo que tocará mais vidas e criará mais amizades e relacionamentos do que todos os atuais nomeados e também é sem dúvida o jogo tecnicamente mais impressionante da pauta.

Você pode estar se perguntando se o Forza Horizon 5 não é elegível para prêmios com base na data de lançamento, mas infelizmente não, já que o Forza Horizon 5 se encontra em muitas outras categorias, incluindo os recursos de acessibilidade e áudio.

Forza é uma franquia que ganha o prêmio máximo de corrida ano após ano. Isso significa que os jogos nas subcategorias não são elegíveis para o prêmio principal? Será que algum dia veremos jogos como Forza atingir o primeiro lugar? Jogos de estratégia como Age of Empires algum dia receberão uma análise justa?

Nada disto é para sugerir que os indicados atuais não merece isso, mas se houvesse sempre um ano onde o The Game Awards poderia provar que não estava procurando especificamente para jogos de Hollywood-estilo para seu prêmio de 2021 foi exatamente isso.

O que torna um jogo digno de prêmio?

Troféu The Game Awards

Muitas vezes me pergunto se os jornalistas tendem a usar jogos cinematográficos devido a algum desejo equivocado de que sua profissão seja considerada tão respeitável quanto o crítico de cinema deveria ser. Isso não será o caso até que a geração do estabelecimento seja substituída por jogadores. Nenhuma quantidade de jogar de acordo com suas regras e ceder à caixa em forma de Oscar mudará como o jogo é visto de uma perspectiva de respeitabilidade. Os jogos devem ser divertidos, acima de tudo.

Desprezar o Forza Horizon 5 não é apenas uma afronta à Playground Games, é uma afronta à criatividade de toda a indústria.

Por que Forza Horizon 5 deveria ser desacreditado por não ter uma campanha baseada em uma história pesada? O ponto principal de um videogame é que eles podem ser mais do que filmes. Eles podem ser mais interativos. Eles podem mudar de modalidade e transcender nossas idéias sobre o que é entretenimento. Esse desprezo simboliza a incapacidade geral de um jornalista de jogos de pensar fora da perspectiva estreita de um crítico de cinema quando se trata de análise de jogos.

Os videogames são mais do que as histórias que contam. Eles representam a interseção de ponta de cultura, arte e tecnologia. Poucos jogos representam isso de forma tão impressionante e fácil como Forza Horizon 5, que mostra o México com visuais totalmente impressionantes, carros escaneados a laser e recursos movidos a nuvem. Um pacote completo, com jogabilidade multiplayer em massa multiplataforma, independentemente de estar jogando em um telefone, console ou PC.

Desprezar o Forza Horizon 5 não é apenas uma afronta à Playground Games, é uma afronta à engenhosidade de toda a indústria. Os jornalistas de jogos sem querer sentaram-se e disseram “a menos que seus jogos se enquadrem neste critério específico de design, não vamos premiá-lo”, e isso equivale a um abandono do dever.

O “júri” do The Game Awards falhou

The Games Awards Geoff Keighley

Com Forza Horizon 5 sendo não apenas o jogo mais premiado de 2021, mas também jogado por mais jogadores do que qualquer um dos nomeados, sugere-me que os Game Awards são hostis às realidades do design de jogos e querem garantir que a diversidade continue apenas junto preconceitos que eles ordenam.

O fato de o The Game Awards dar um peso de votação tão forte de 90% para jornalistas de games e meios de comunicação é, na minha opinião, ridículo e não reflete a indústria em geral. Os desenvolvedores de jogos também devem ter permissão para se envolver no processo de indicação de alguma forma, pois eles revisam o trabalho de seus colegas com mais experiência do que a grande maioria dos jornalistas de jogos no painel do júri. Os jogadores também devem ter pelo menos um peso de voto igual ao dos jornalistas, uma vez que, em última análise, são os jogadores que votam com suas carteiras nessas coisas.

O The Game Awards poderia ter sido uma fonte legítima de elogios para uma indústria que o merece desesperadamente, mas sua metodologia atual para nomeação representa um grande fracasso para a indústria que representa.

Geoff Keighley postou um tweet esta semana que pedia aos telespectadores que dessem feedback sobre as nomeações com um conciliador “nós também temos o prêmio Escolha do Jogador para votar em breve!” “A escolha do jogador” deve ser a voz que importa mais do que os jornalistas que lutam para celebrar um videogame se ele não se esforçar o suficiente para ser um filme.

Eaí o que vocês acham?

Via: Windows Central

Traduzido/Modificado por:

Esperamos que tenha gostado!

Att: @CaixistaFox