Porque as chances de Scalebound voltar são quase nulas?

Cancelado em 2017, Scalebound ainda é esperado por muitos gamers que sonham com seu retorno.

Cancelado em 2017, Scalebound ainda é esperado por muitos gamers que sonham com seu retorno:

Mais Sobre:


Anunciado na E3 de 2014(grande evento anual sobre jogos), Scalebound era um jogo exclusivo do Xbox One e PC que estava sendo produzido em conjunto com o Xbox Games Studios e a Platinum Games. A proposta é de que seria um jogo de RPG em larga escala com fantasia e Dragões. A ideia era muito promissora e tentadora, porém, o projeto requisitava muito trabalho, experiência e tempo. Por conta disso, o jogo foi sendo adiado muitas vezes e até mesmo aparecendo várias vezes na E3. Mas foi só em 2017 em que houve muitos rumores de seu cancelamento sendo questão de tempo para a Microsoft anunciar o mesmo. O motivo do cancelamento, era porque o estúdio em questão não tinha experiência para lidar com um jogo de larga-escala como Scalebound. Mas com o passar dos anos, a Microsoft vem adquirindo muitos estúdios pela indústria e junto a isso foi vazado muitos projetos não anunciados com codinomes, e um deles é o “Project-Dragon RPG”, que estaria sendo desenvolvido pelo estúdio IOI Interactive. Com isso, a esperança do retorno Scalebound veio a tona mais uma vez. Entretanto, hoje vamos mostrar o “porque” que Scalebound não retornará mais.

Project-Dragon, não é o retorno de Scalebound

Apesar do nome do projeto, proposta e a similaridade… Não, o “Project-Dragon” não é a volta de Scalebound ou algo do gênero. Trata-se de um projeto ambicioso em parceria com a IOI Interactive e o Xbox Games Studios para um MMO RPG baseado no tema. Segundo Jeff Grubb escritor da página Windows Central e leaker(palavra em inglês que significa: vazadora) responsável por vazar o projeto, disse que, trata-se de um jogo “live-service” com conteúdos de duração para 10 anos, e que o projeto em si é original da IOI Interactive que queria desenvolver há um bom tempo. Graças a parceria com a Microsoft o projeto finalmente vai poder sair do papel. Então não, não é o Scalebound sendo feito por um estúdio diferente. Fora que a proposta de Scalebound era ser um jogo focado em campanha mas com a possibilidade de jogar cooperativo com os amigos, mas, longe de ser um MMO RPG

 A Microsoft não possui planos para o jogo

Em uma entrevista ao podcast Unlocked, Phill Spencer,chefe da divisão Xbox, reafirmou que Scalebound não está em desenvolvimento: “Não estamos trabalhando no jogo. Não estou agora na Platinum Games, mas também estou seguro que não estão a trabalhar no jogo”. – (Phill Spencer). Apesar desta declaração Phill Spencer disse que gostaria ver este jogo nas mãos do público em perfeito estado, mas também disse que sua equipe já seguiu em frente. Ter que cancelar o jogo foi uma decisão necessária. Porém, difícil. 

Platinum Games lamenta, mas diz que “retornar” é possível 

Hideki Kamiya diretor da Platinum Games, deu uma declaração em 2020 a respeito de Scalebound. E ele disse que lamenta sobre o cancelamento e fala sobre um possível retorno: “Nós não acreditamos que seja um tópico proibido ou algo assim, nós estamos felizes de falar sobre isso. Entretanto, a IP ainda pertence a Microsoft, e nós ainda temos muitos fãs que demonstram interesse no jogo[…] Se ainda quiserem ver o jogo – por favor mandem uma carta para o Phill Spencer”. – (Hideki Kamiya). Em dezembro do ano passado Hideki também deu mais uma declaração sobre o cancelamento de Scalebound e que lamentaram por falhar como “parceiros de negócios”. Nestas declarações vemos que a Platinum Games quer retornar com a IP, porém, depende da Microsoft que comprou todos os direitos do game. Ou seja, apenas a Microsoft pode trazer o projeto de volta a vida. Mas até o presente momento, vimos que a Microsoft não possui mais interesse em dar continuidade, visto que o investimento que ela fez antes não teve retorno.

Apesar de cancelamento de Scalebound… O Xbox está trazendo vários títulos de grande orçamento como: Starfield, Redfall (2023). Perfeito Dark, Fable The Elder Scrolls VI e muito mais. De fato, o Xbox quer aumentar o catálogo de jogos no Xbox Game Pass e trazendo jogos exclusivos de todas as variedades e gostos, quem sabe a ideia de Scalebound inspire outros desenvolvedores a tentarem fazer este tipo de jogo virar realidade? Bom, o futuro nos aguarda! 

Eaí o que vocês acham?

Esperamos que tenha gostado!

Escrito por: Marcos 117

Editor do texto: @CaixistaFox