While The Iron’s Hot: A dura vida de um ferreiro

Esta análise é uma opinião de seu criador, LipeXtreme, e foi escrita com base na sua experiência da versão do Xbox Series S.

Data de lançamento: 05/12/2023.

Desenvolvedor e distribuidor: Bontemps Games, Humble Games.

Plataformas: Xbox One, Xbox Series S/X, PC, Nintendo Switch, Playstation 4/5  (Disponível no Game Pass)

Em Ellian, forje a sua saga lendária, enfrente desafios e aventure-se na reconstrução. A nossa jornada começa em uma forja, mas não termina por lá.

O ano de 2023 passou e tivemos um dos anos mais épicos em relação aos lançamentos de jogos. Grandes jogos e títulos chegaram aos nossos consoles e PC’s, algo que não se via há algum tempo na indústria, e, no nosso bom e velho Game Pass não foi diferente. Tivemos excelentes adições de jogos Day One (disponíveis desde o dia de seu lançamento no catálogo), bem como outras adições interessantes. E para fechar o ano passado, tivemos outra leva jogos de incríveis no mês de dezembro, entre eles estava: While The Iron’s Hot.

Enredo

Antes de falarmos sobre esse jogo incrível, vamos fazer um resumo rápido sobre o seu enredo para entendermos um pouco mais da lore.

“Há séculos que artesãos lendários se reúnem na longínqua terra de Ellian, para aperfeiçoar as suas habilidades, o sonho do seu personagem é se tornar um lendário ferreiro assim como um antigo ferreiro de Ellian já foi um dia, então ele parte para Ellian a fim de realizar o sonho de ser o próximo ferreiro dessas terras longínquas”

Após a breve introdução do jogo, você percebe que a tarefa de se tornar um ferreiro lendário não é nada fácil. Devido a acontecimentos passados, os ferreiros não são vistos com bons olhos pelos moradores de Ellian e em sua jornada até o sucesso, você vai precisar de vários recursos, para isso o jogador precisa reforjar novamente os vínculos com os demais clãs de artesãos da região. Mas calma, você não estará sozinho, um ex-ferreiro chamado Drystan irá ajudar com algumas ferramentas e dicas muito úteis nas suas criações, além de revelar os segredos que rodeiam por toda Ellian.

Olhos abertos: Upe seu acampamento e a vila

O ponto central de While The Iron’s Hot é estreitar laços e cooperar com todos à sua volta, para reconstruir a região totalmente destruída, e quanto mais você ajudar a reconstruir sua vila, os recursos se tornaram mais fáceis de se conseguir. Com o tempo sua fama passa a crescer e você começa a ser notado, mas para que o governante de Ellian possa te reconhecer como digno, você vai precisar passar pelos testes dos líderes artesãos e receber “brasões” que provam seu valor, criando as mais diversas ferramentas. O jogo te força a estar sempre explorando o mapa gigante na busca de recursos, procurando receitas, e aprendendo a como construir. A dinâmica é simples mas é muito intuitiva e fica ainda melhor com os minigames de forja de metais.

Explorar e explorar

Exploração é a palavra essencial do jogo e para isso você deve sempre manter suas ferramentas prontas para o uso, na sua busca por recursos você sempre irá se deparar com segredos que irão ajudar você a entender melhor o enredo do jogo. Alguns puzzles são em sua maioria simples, mas divertidos, e um aviso, mantenha a atenção aos detalhes do cenário e principalmente nos diálogos dos aldeões, eles são essenciais para construir certas ferramentas que são necessárias para avançar na história, um ponto positivo é que o jogo é totalmente legendado em português do Brasil.

Gráficos e Trilha sonora

While The Iron’s Hot apresenta lindos gráficos em pixel art, com cenários bem detalhados e uma diversidade de biomas e paisagens. Cada área do jogo é embalada por uma bela canção medieval ao estilo celta.

Pontos negativos

Um dos poucos pontos negativos do jogo é o inventário. A bolsa de ferramentas se torna muito pequena, o que faz com que o jogador dependa muito de baús espalhados pelo mapa que acabam se tornando uma extensão do seu inventário e de seus recursos. É aí que mora o perigo, é fácil perder alguns itens ou alguns recursos nesse gerenciamento, uma vez que são muitos baús espalhados.

Um outro ponto negativo é a curta duração do jogo, mesmo para um jogo independente. Como o jogo não apresenta muita dificuldade, se você engrenar acaba bem rápido e fica com um gosto de quero mais.

Conclusão

Fora os pouquíssimos pontos negativos que não tiram o brilho da forja de While The Iron’s Hot, o jogo é uma experiência magnífica, relaxante e divertida, como é de costume dos jogos no estilo da Cozy Games.

Esperamos que tenha gostado!

Essa análise é um opinião do autor: LipeXtreme

Editor de texto: Astrobit

Plataforma testada: Xbox Series S

While The Iron’s Hot

Excelente é palavra que define esse jogo, fora os pouquíssimos pontos negativos que não são capazes de tirar o brilho ardente da forja de While The Iron’s Hot, o jogo é uma experiência magnífica, relaxante e divertida como é de costume dos jogos da Cozy Games. Vale muito a pena se aventurar pelos mapas, construir novos mecanismos e descobrir os mistérios de Ellian.

9.5
  • Gráficos em pixel art muito bonitos
  • Minigames simples e divertidos
  • Linda trilha sonora ao estilo medieval
  • Diálogos bem humorados
  • Inventário com um espaço muito limitado
  • Campanha de curta duração