Como o crescimento do Xbox no Japão pode beneficiar o resto do mundo? 

Desde o início da nova geração, vemos a clara insistência da Microsoft querer uma “grande fatia do bolo no mercado” asiático. Onde tenta a todo custo procurar propagar ainda mais o nome Xbox nas terras onde diversas empresas japonesas como a Nintendo fazem sucesso.

A empresa norte-americana vê o mercado do arquipélago como alvo de “prioridade” para o fortalecimento da marca. 

Desde o início da nova geração, vemos a clara insistência da Microsoft querer uma “grande fatia do bolo no mercado” asiático. Onde tenta a todo custo procurar propagar ainda mais o nome Xbox nas terras onde diversas empresas japonesas como a Nintendo fazem sucesso. Com o tempo, os resultados foram bem positivos, registrando números históricos de vendas e o grande sucesso do Xbox Series S que se deve, ao tamanho e simplicidade que o console propõe, e os japoneses por sua vez, valorizam produtos pequenos de qualidade, já que o Japão é um lugar “apertado” de se morar pelo tamanho da ilha. Mas afinal, o que isso pode nos beneficiar aqui no ocidente? E é aqui onde mostraremos os cenários destes acontecimentos. 

Mais jogos japoneses presentes no Xbox e no Game Pass

Começando com um cenário atual em constante evolução, durante a geração Xbox One, vimos a constante falta de títulos e franquias renomadas de fora do console da Microsoft, isso se deve não só pelos contratos de exclusividade causadas pela concorrência, mas também, pela falta de atenção aos consumidores no Japão. Com isso, muitos jogos japoneses mantiveram distância, como é o caso de Persona, que ficou por bastante tempo exclusivo de outro console porque a Microsoft não soube articular com essas empresas no passado. Hoje o cenário é bem diferente, vemos cada vez mais franquias japonesas presentes no Xbox, como o próprio Persona, Nier, Dragon Quest e outros já se encontram presentes no console e no catálogo do Game Pass, como é o caso da franquia Yakuza, que disponibilizou toda sua coletânea no serviço. E tudo isso se deve pelo compromisso que a Xbox teve com as empresas japonesas nos últimos dois anos. Com este ritmo, veremos cada vez mais grandes lançamentos de jogos japoneses no primeiro dia ao Xbox Game Pass, como por exemplo o Wo Long Fallen Dynasty que está sendo desenvolvido pela Team Ninja (estúdio por trás de Nioh) e publicado pela Koei Tecmo, este jogo será lançado diretamente ao serviço da Microsoft

Jogos exclusivos em andamento

Quando falamos de jogos exclusivos, é de esperar uma line-up com bastante variedade a seus usuários. E os jogos japoneses não podiam ficar de fora, Sarah Bond (vice-presidente do Xbox) deu uma declaração ao IGN Japão em relação sobre os jogos japoneses exclusivos ao Xbox onde ela afirma que está “empolgada” em trabalhar com mais de 250 desenvolvedores para trazer estes jogos ao Xbox, um exemplo é o jogo da Kojima Productions em parceria com o Xbox Games Studios que promete tirar o máximo de proveito do Cloud Gaming do Xbox. Este é um projeto no qual o Hideo Kojima (produtor e chefe da Kojima Productions) sempre quis fazer, e ele mesmo considera como um projeto ambicioso. Sem contar que a Xbox já possui um estúdio no Japão que é a Tango Gameworks, que veio inclusa na aquisição da ZeniMax, (Desenvolvedora de The Evil Within etc) com a liderança de Shinji Mikami (Pai da franquia Resident Evil) e já anunciaram que estão trabalhando em um novo jogo exclusivo para o Xbox. Em questão de tempo, mais jogos exclusivos japoneses serão anunciados e lançados ao console da Microsoft

Aquisição de novos estúdios e uma comunidade nova e presente 

Durante a entrevista a IGN Japão, Phill Spencer(CEO da Microsoft Gaming, empresa mãe do XBOX e da ZeniMax) deixou bem claro que, o Xbox não irá fazer uma “pausa” nas aquisições pela indústrias dos games, onde ele mesmo afirma que o mundo dos games possui uma ampla concorrência e que ficar para trás está fora dos planos. Não só isso, o mesmo reafirmou que continuará trabalhando com estúdios japoneses para a produção de novos jogos e deixando sim, uma possibilidade de aquisição de um estúdio ou uma empresa japonesa em breve. Além disso, podemos ter uma comunidade japonesa mais ativa e presente com a comunidade Xbox como um todo, podendo quebrar essa barreira Ocidente e Oriente.

Considerações finais

A aproximação do Xbox no Japão, traz benefícios para todos. Especialmente em jogos, onde fãs querem mais franquias renomadas presente na marca como um todo, já que o Xbox está presente em diferentes dispositivos, fazendo você o centro de sua experiência gaming. E você? O que espera nos próximos capítulos? Deixe seu comentário e feedback!

Eaí o que vocês acham dessas informações sobre o Xbox no Japão?

Esperamos que tenha gostado!

Escrito por: Marco 117

Editor de texto: @CaixistaFox