Entenda um pouco sobre o roteiro de Alan Wake

Não é um lago, é um oceano.

Disponível para o Xbox 360, o Xbox One e o Xbox Series S/X, o primeiro Alan Wake, lançado em 2010, é um “Must Play” que vale a pena você conferir antes de embarcar na aventura do segundo jogo.
O jogo traz uma trama envolvente e um método de escrita único que faz com que o seu roteiro seja um grande destaque e um dos principais pontos que interferem diretamente na experiência do jogador.
Alan Wake, criado pelo renomado escritor e desenvolvedor Sam Lake, é uma viagem imersiva que mescla elementos de suspense, terror psicológico e narrativa intrigante. Antes de jogar a sequência, é fundamental entender e apreciar a complexidade e a maestria por trás do roteiro deste jogo. Separamos 4 pontos deste roteiro que você precisa saber antes
de jogar.
Roteiro e Método de Escrita de Sam Lake em Alan Wake:

  1. Narrativa Estruturada:
    Sam Lake é conhecido por sua abordagem narrativa única e envolvente. Em Alan Wake, ele introduz um conceito complexo de realidade distorcida, levando os jogadores a questionar constantemente o que é real e o que é fruto da mente do protagonista. Podemos comparar essa realidade distorcida com uma sala de espelhos em um parque de diversões, dessas em que quando uma pessoa entra, a sua imagem se distorce por todos os espelhos presentes nesta sala, fazendo com que as outras pessoas questionem onde está de fato a pessoa que é objeto desses reflexos. A realidade fica distorcida. O enredo é construído em camadas, revelando aos poucos as motivações dos personagens e provocando uma sensação de mistério contínuo, mantendo o interesse do jogador do início ao fim.
  2. Elementos de Suspense e Terror:
    Lake habilmente entrelaça elementos de suspense psicológico e terror sobrenatural. A ambientação sombria e os momentos de tensão são acentuados pelo enredo cativante, criando uma atmosfera densa e perturbadora que envolve o jogador profundamente na história.
  3. Diálogos e Desenvolvimento de Personagens:
    Os diálogos são afiados e bem trabalhados, o que contribui para o desenvolvimento dos personagens, adicionando nuances à trama. Personagens como Sarah Breaker, a policial que ajuda Alan, e Barry, seu melhor amigo e agente de Alan, não apenas participam da história como se tornam partes importantes do enredo principal, trazendo revelações que ajudam a construir a narrativa contínua de Sam Lake. Alan Wake não apenas desvenda o mistério principal, mas também mergulha nas complexidades dos personagens secundários, tornando-os igualmente interessantes e fundamentais para a trama.
  4. Estrutura Não Linear e Elementos Interativos:
    Este é um ponto que se você já jogou os jogos da Remedy, deve estar familiarizado, pois o enredo de suas histórias são espalhados pela trama, dando um ar de mistério presente durante toda a jogatina. Lake adota uma estrutura não linear na narrativa, proporcionando momentos interativos que permitem ao jogador explorar e descobrir pistas e informações adicionais, além dos manuscritos, preste atenção nos rádios e TV’s que você encontra pelo caminho, pare um tempo e assista aos episódios completos de Night Springs que aparecem nas televisões, e ouça as notícias dos rádios que você encontrar, eles vão enriquecer a compreensão do enredo. Esta abordagem mantém a participação ativa do jogador na construção da história.

Conclusão

Para aqueles que desejam explorar ainda mais o universo de Alan Wake, existem dois episódios especiais para o jogo original intitulados “The Signal” (O Sinal) e “The Writer” (O Escritor), que mostram como está Alan Wake, agora preso dentro do mundo sombrio, o conhecido “The Dark Place”. A DLC de Control, também escrita por Sam Lake e produzida
pela Remedy, oferece uma conexão intrigante. Este crossover entre os dois jogos traz não apenas uma continuidade para os fãs de Alan Wake, mas também introduz novas perspectivas e revelações dentro do contexto de Control, enriquecendo ainda mais a narrativa e expandindo o lore compartilhado entre esses títulos.

E aí o que vocês acharam dessas informações sobre o roteiro de Alan Wake?

Esperamos que tenha gostado!

Escrito por: M.J. Astrobit

Editor de texto: CaixistaFox