Jogos indies, joias mais que necessárias

Existe um núcleo da nossa amada indústria de games que podemos até olhar superficialmente e dizer que ainda não evoluiu, porém esse mesmo núcleo está constantemente trazendo verdadeiros diamantes brutos para o mundo dos games. A primeira vista, os jogos desse setor são considerados simples se falarmos em questões de gráficos contudo seu destaque fica nas mais diferentes formas de se jogar, nas temáticas e nos enredos com alguma mensagem sobre os mais variados temas do nosso cotidiano como a depressão, o luto, a superação e entre tantos outros que são extremamente necessários.

O ano é 2023, estamos na nona geração de consoles e em uma era de alta tecnologia, a indústria passa atualmente por uma transição sem precedentes com engines cada vez mais realistas, seja em modelos de personagens, na iluminação, nas sombras e agora na incorporação da IA, os jogos se tornaram cada vez mais caros e complexos a medida que se tornam cada vez mais realistas.

Entretanto existe um núcleo da nossa amada indústria de games que podemos até olhar superficialmente e dizer que ainda não evoluiu, porém esse mesmo núcleo está constantemente trazendo verdadeiros diamantes brutos para o mundo dos games. A primeira vista, os jogos desse setor são considerados simples se falarmos em questões de gráficos contudo seu destaque fica nas mais diferentes formas de se jogar, nas temáticas e nos enredos com alguma mensagem sobre os mais variados temas do nosso cotidiano como a depressão, o luto, a superação e entre tantos outros que são extremamente necessários.

Infelizmente muitas pessoas possuem um certo preconceito relacionado a esses jogos, justamente por causa do visual gráfico e artístico simplificado e pixelizado em jogos 2 e 2.5D que muitos deles utilizam algo que não é justificável se analisarmos que vários estúdios de jogos indies arriscam de forma esplêndida e criativa com as mais diversas formas de se jogar. Por sorte, a indústria e a comunidade de games tem abraçado cada vez mais essas iniciativas que também estão disputando até mesmo os palcos de grandes premiações e vencido concorrentes AAA de peso, quem não lembra quando It’s Take Two levou o GOTY do The Game Awards?

Esses jogos trazem certa curiosidade e muitas vezes roubam os holofotes quando aparecem, seja com algum trailer ou alguma imagem, o último exemplo que temos é o jogo Stray desenvolvido pela Annapurna. Os jogos e os estúdios independes tem tido um grande crescimento, para a minha alegria e a de milhares de jogadores por todo o mundo, esse crescimento também foi notado pelas grandes publishers como a Microsoft, a Nintendo, a Sony e a Devolver estas que, cada vez mais, desenvolvem progamas de incentivo aos estúdios indies. Com a alta dos serviços de assinatura, esses jogos se tornaram mais essenciais do que nunca para essas empresas, seja com o intuito de preencher ou renovar seus catálogos de jogos, além de serem uma excelente oportunidade de popularizar um jogo e mostrar a muitos jogadores uma nova experiência, longe dos AAA.

Finalizo essa matéria com uma lista de jogos independentes que valem a sua atenção, alguns deles estão inclusos no catálogo do XBOX Gamepass:

  • Death’s Door
  • Supraland
  • Supraland Six Inches Under
  • Hokko Life
  • Cassette Beasts

Por fim, meu jogo favorito que está no top 10 de jogos para toda a vida: Stardew Valley!

E aí o que vocês acharam dessas informações sobre os jogos indies?

Esperamos que tenham gostado!

Escrito por: LipeXtreme

Editor de texto: CaixistaFox