Antes de tudo é bom relembrar que uma análise reflete a opinião pessoal de um autor sobre o jogo, cada pessoa pode ter uma experiência diferente, por isso se você discordar de algo escrito nessa análise(texto ou nota) saiba que isso é apenas uma opinião pessoal do autor.
Marvel’s Avengers é um jogo eletrônico de RPG de ação com foco em combates corpo a corpo, desenvolvido pela Crystal Dynamics e Eidos Montréal, sendo publicado pela Square Enix.
História
Embora os “Vingadores” já existissem antes a história da campanha parte do Dia A (Avengers Day), nele temos a inauguração de um aeroporta-aviões que é alimentado por uma tecnologia renovável experimental e uma nova base em São Francisco (EUA). Durante a festa, algo acontece com essa tecnologia, fazendo-a oscilar,sendo que isso acaba causando um acidente terrível e destruindo parte da cidade. Desde então, os Vingadores restantes se sentem culpados pelo ocorrido e ficam separados até que uma menina-fã deles e cheia de esperança-consegue reunir os heróis novamente para enfrentar o(a) verdadeiro(a) inimigo(a) e causador(a) de todos esses danos.
Jogabilidade
Marvel’s Avengers não é inovador, aliás, ele segue uma linha de ação com alguns elementos de RPG, algo que vem sendo muito comum nos últimos anos. O jogo realmente abusa dessa ação,principalmente no seu multiplayer. Resumidamente você vai passar quase o tempo todo derrotando inimigos e cumprindo alguns objetivos importantes – outros nem tanto – e assim vai progredindo na história, que é totalmente linear.
O que chama atenção são os combos, onde podemos adquirir habilidades extras que são vistas nos filmes e nas HQs, além disso, o game ainda possui algumas novidades. Infelizmente ele é muito repetitivo, faltou mapas ou uma melhor elaboração por parte do estúdio. Um ponto que entristece bastante é que mesmo lutando com personagens diferentes, ainda sim o jogo é igual – mesmo tendo as habilidades já mencionadas anteriormente- tirando o Thor e o Homem de ferro, todos os demais são extremamente repetitivos de jogar e quanto aos que voam a mecânica simplesmente não agrada. Onde estão os super-vilões? O game basicamente só entrega inimigos simples.
Sendo bem honesto com vocês, jogadores, o jogo quase não agrega nada quanto em novidades, ele é basicamente um jogo genérico, inserindo o contexto dos Vingadores para vender, o que acaba salvando o investimento de tempo por nossa parte é que a história é original e interessante, mas o maior pecado foi não utilizar outros hérois famosos no game, deixando-o meio vazio de boa parte dos grandes nomes da Marvel, além disso, alguns dos personagens presentes precisaria de uma significante melhora na Gameplay, algo que poderia ter ajudado, e muito, na evolução do título. The Avengers é um game com a proposta de você não pensar para jogar, só vai sair batendo em tudo e todos até ele acabar. O game conta com um modo multijogador, mas segue o mesmo padrão de missões com os mesmos tipos de combate.
Gráficos e ambientação
Os gráficos e ambientações possuem certa complexidade, mas apesar de bonitos em uma primeira visão, não são diversificados como deveriam, assim como as texturas dos inimigos, que parecem sempre os mesmos. O game peca na falta de detalhes. Infelizmente toda a qualidade conhecida das empresas envolvidas não apareceu aqui. Voltando para a sua ambientação, a falta de cenários mais relevantes e/ou conhecidos pelos fãs acabou deixando o jogo perdido em um limbo onde ele não queria se aproximar muito dos filmes, mas também não focou nas HQs. Os mapas também deveriam ser destrutivos com os golpes, mas isso se resumiu ao de sempre, só veículos e itens menores sofrem danos consistentes.
Críticas e bugs
O jogo foi esperado com muito entusiasmo pelos(as) jogadores(as), afinal,além de estúdios muito capacitados, a Marvel estava desembolsando muito dinheiro, pois seu universo cinematográfico estava a todo vapor e um game de sucesso só iria beneficiar ainda mais a marca. Todos aguardavam um jogo fabuloso, mas infelizmente acabaram recebendo algo genérico, que dá uma sensação de “mais do mesmo”. Ele não é um jogo péssimo, ele só não atendeu as expectativas altíssimas e acabou sendo mais um daqueles jogos que a gente termina e deixa lá, esquecido.
A falta do Gavião Arqueiro na história original é bem frustrante – principalmente por seu alívio cômico – assim como a ausência de outros notáveis Vingadores que poderiam pelo menos fazer uma participação no jogo e mais para frente serem adicionados, mas isso não aconteceu, até o momento o game recebeu apenas o Pantera Negra, sendo que personagens como Gavião e Kate nem conto, já deveriam estar lá desde o início. Recentemente oficializaram o Soldado Invernal, quem eles pretendem chamar ao jogo assim? Teriam que ser heróis queridos do público.
O game, mesmo após quase 3 anos de lançado, ainda conta com bugs bem irritantes: inimigos – e você – ficam presos em texturas, se você está próximo de mecanismos de ação – terminais de abrir porta, por exemplo – o jogo não entende que você está em meio a uma batalha e fica perdido, você precisa se posicionar longe deles para não ter esse problema.
Desempenho no Xcloud
Joguei ele inteiramente pelo PC (Windows 10) utilizando o navegador Microsoft Edge. O game foi fluído o tempo todo, alguns finais de semana – como de costume – foram os dias que a imagem não ficava tão limpa, ainda sim, perfeitamente jogável. Em nenhum momento o jogo travou, deixou de emitir som ou apresentou delay em relação as ações do controle.
Conclusão
Marvel’s Avengers não chegou aos pés do que era esperado, criou-se muita hype em relação ao potencial das imagens que foram saindo, mas na hora da Gameplay viu-se um game totalmente arcade, linear e sem identidade,abusando de uma fórmula cansada de tão explorada (porrada, porrada e porrada até o final), não é um jogo ruim, mas também não é um título digno dos Vingadores e das desenvolvedoras envolvidas. Sem dúvidas é um game que deve ser jogado, especialmente por aqueles que são fãs e querem ver seus heróis em ação,principalmente se gostarem de ação frenética, mas infelizmentem não dá para esperar nada além do que já mencionei.
Nota: 6/10
Configuração da Gameplay:
Xcloud | Desktop | Windows 10
Informações do autor:
GT: RamosBueno9150
Twitter: @curlygreenhair
Facebook: evandro.ramos.125323
Eaí o que vocês acham, vale apena jogar?
Esperamos que tenha gostado!
Essa análise é uma opinião do autor: Curly Green Hair
Editor de texto: CaixistaFox