Uma análise de Star Wars Jedi: Fallen Order

Star Wars Jedi: Fallen Order é um jogo desenvolvido pela Respawn Entertainment que foi lançado pela Electronic Arts em 15 de novembro de 2019 . O jogo conta uma história original sobre Cal Kestis, um Jedi Padawan sobrevivente, cinco anos após os eventos do filme Star Wars : Episódio III A Vingança dos Sith(Star Wars: Episode III Revenge of the Sith) .

A história

O jogo se passa alguns anos após a ordem 66 – evento das Guerras Clônicas que resultou na destruição da ordem Jedi, dizimando-os quase que completamente – e acompanha nosso jovem aprendiz Jedi que estava vivendo escondido em um planeta de desmanches, apenas tentando levar uma vida comum, até que um evento muda tudo, fazendo-o empunhar seu sabre luz novamente e seguir em uma missão que pode levar a reconstrução da ordem Jedi, mas durante o percurso ele vai precisar amadurecer seus poderes e deixar de ser um padawan para tornar-se um verdadeiro cavaleiro Jedi.

Jogabilidade

O game começa meio morno, você até pode pensar que ele demonstra suas mecânicas de exploração e dá a falsa impressão de que vai ser mais um game genérico, mas não é bem isso que acontece na sequência. Quando as coisas começam a ter uma explicação, Fallen Order entra de cabeça na saga, explorando muito do que já foi apresentado em filmes e séries, inserindo também algumas novidades, que aliás, acabam se encontrando de forma cronológica com os eventos já apresentados aos fãs.

Árvore de Habilidades

Há bastante exploração, alguns poucos puzzles e muita ação! Uma árvore de habilidades também se faz presente e ela influencia bastante no seu modo de luta inicial – mas isso também depende do nível de dificuldade em que você está jogando – então utilize seus pontos com sabedoria. O save não é constante, existem pontos de meditação, onde você pode distribuir os pontos adquiridos(em novas habilidades), salvar o jogo e recuperar sua vida,embora também reinicie os inimigos que estiverem por perto, no caso se você já tiver os matado terá que enfrenta-los novamente.

O jogo é muito fluído, você luta com o sabre de luz – que é personalizável – e também com o uso da força, mas ela só se torna viável se você manipula-la na árvore de habilidades. O jogo permite muitas customizações, embora não sejam tão evidentes, ou melhor, tão diferentes, geralmente não passa de uma cor alternativa ou um detalhe diferente aqui e outro ali. Junto de você, temos um ‘droidezinho‘, algo típico de Star Wars, sendo que ele te ajuda em muitos momentos como por exemplo nos baús e lendo imagens-em paredes por exemplo-que contam mais sobre as histórias presentes no game.

Gráficos e ambientação

O jogo apresenta uma ambientação digna da franquia, tudo é muito bem detalhado, o mesmo vale para as texturas em geral. Os cenários parecem que foram retirados dos filmes – e muita coisa é familiar mesmo – quem gosta da saga vai adorar a qualidade e a fidelidade com que o jogo apresenta ocasiões onde os fãs já tem alguma familiaridade, seja pelos filmes, séries ou através dos diversos livros. Você vai passar por cenários distintos e eles são realmente únicos, tanto visualmente quanto em realação a sua atmosfera.

Críticas e bugs

O jogo é maravilhoso e cheio de detalhes, por lógica, quanto mais conteúdo, maiores são as chances de bugs aparecerem, com isso o game conta com muitos bugs de texturas – atravessar colunas, sumir parte de objetos, NPCs travando no nada e coisas assim – não é algo que vai atrapalhar a experiência visual do game porém é algo que existe.

Algo que pode atrapalhar nesse caso é o bug das hélices, sendo que esse bug pode fazer você sentir um pouco de raiva, por isso já adianto, quando for passar por algumas delas,estando em um local onde é necessário se pendurar, tenha certeza de que vai poder passar algum incomodo ou pode acabar travado eternamente sendo preciso reiniciar o game.

Desempenho no Xcloud

O desempenho só não foi 100%, pois, em determinados dias – finais de semana – o jogo iniciou sem o som sendo preciso fechar e abrir novamente o Edge e/ou alternar para o aplicativo do Xbox no Windows 10.

Mas vale lembrar que esse tipo de desempenho depende muito da conexão com sua internet e por isso sofre uma alteração enorme para cada pessoa, seja melhor ou pior, como por exemplo ter uma conexão de 5G ou ter uma conexão de 4G.

Conclusão

Star Wars Jedi: Fallen Order consegue entregar uma nova vida e um novo rumo aos jogos ligados ao universo de Star Wars, por mais que Battlefront 1 e 2 tentem aproximar-se dos fãs com sua nostalgia e batalhas “épicas”, é justamente aqui que tudo isso dá certo, com um personagem totalmente desconhecido e aventurando-se em um gênero até então não explorado pela franquia.

Nota: 10/10

Configuração da Gameplay:
☁️ Xcloud | Desktop | Windows 10

Informações do autor:

GT: RamosBueno9150
Twitter: @curlygreenhair
Facebook: evandro.ramos.125323

Eaí o que vocês acham, vale apena jogar?

Esperamos que tenha gostado!

Essa análise é uma opinião do autor: Curly Green Hair

Editor de texto: CaixistaFox