Resident Evil 4 Remake: Uma análise do jogo

Resident Evil 4 foi originalmente lançado em 2005 e, desde então, deteve muitas versões para vários consoles, possuindo até mesmo uma versão remasterizada para o Xbox One. Após uma onda de remakes realizados pela Capcom, com Resident Evil 2 e 3 remake, o próximo só poderia ser Resident Evil 4. Então, no dia 24 de março de 2023, a Capcom lançou a sua mais nova reimaginação de um jogo da franquia Resident Evil, tendo como responsabilidade utilizar a história, os personagens e a gameplay do jogo original de 2005 trazendo-os para um forma mais moderna na RE Engine(motor gráfico da Capcom mais recente).

Resident Evil 4 foi originalmente lançado em 2005 e, desde então, deteve muitas versões para vários consoles, possuindo até mesmo uma versão remasterizada para o Xbox One. Após uma onda de remakes realizados pela Capcom, com Resident Evil 2 e 3 remake, o próximo só poderia ser Resident Evil 4. Então, no dia 24 de março de 2023, a Capcom lançou a sua mais nova reimaginação de um jogo da franquia Resident Evil, tendo como responsabilidade utilizar a história, os personagens e a gameplay do jogo original de 2005 trazendo-os para uma forma mais moderna na RE Engine(motor gráfico da Capcom mais recente).

História


Primeiramente, quem já conhece o jogo original já deve saber praticamente quais são os rumos dos acontecimentos da história, tendo em vista que a trama é praticamente a mesma, exceto por algumas alterações e detalhes no enredo. Porém, se você não conheceu o jogo original ou se já conhece e não se lembra muito bem da história, vamos apresentar o contexto de sua narrativa. (Pode conter spoilers) Durante a campanha, controlamos Leon Scott Kennedy, este que um um tempo depois dos acontecimentos de RE2 Remake foi chamado para um programa ultra secreto do governo onde treinou para ser um grande agente. Agora, depois de seu treinamento, Leon está numa região isolada da Espanha, local em que ele está executando uma missão com o intuito de realizar a busca da filha do presidente dos EUA, Ashley Graham, que desapareceu de forma misteriosa. Essa missão foi tratada como algo ultra secreto, tendo em vista que quem sequestrou Ashley fez tudo de forma muito precisa, sendo que isso era algo que indicava que o sequestrador tinha algum tipo de conhecimento ou algum tipo de acesso à informações de segurança sigilosas do país. As autoridades locais empregaram dois policiais para ajudar Leon, contudo eles não possuiam muitas informações sobre sua missão. Enquanto levavam Leon de carro para um local determinado, os policiais acabaram comentando que muitas pessoas andam desaparecendo naquela região e que isso já faz um tempo, ao chegarem na localidade pretendida, um dos policias fala que precisa ir ao banheiro, sendo que durante essa sua jornada, o Leon e o outro policial ficaram esperando no carro. Durante o momento em que este policial realizava suas necessidades, ele acaba escutando um barulho estranho, diferente, e vai até sua origem com o intuito de olhar o que é. Um certo tempo se passa e tal policial ainda não voltou para o carro, nisso o policial que estava com o Leon acaba falando para ele ir verificar o que aconteceu e porque o outro policial sumiu, enquanto ele mesmo ficaria no carro evitando que eles levassem uma multa. Enfim, é a partir dessa parte que o jogo começa e que vamos acompanhando Leon passar por diversos ambientes e lugares. 

Gameplay

A gameplay de Resident Evil 4 Remake em relação ao seu jogo original teve mudanças muito bem vindas, sem sombras de dúvidas, sendo que, algo que já era meio que esperado no jogo e que realmente aconteceu é que ele é bem mais fluído do que a sua versão de 2005, tendo agora atalhos para mudar de arma e granadas pelo D-Pad, sem ter que acessar o inventário, a própria maleta, caso você não queira ficar arrumando o tempo inteiro, possui um botão para ser organizada automaticamente. Sendo assim, outra coisa que é interessante é que aqui, graças a faca, você consegue abater inimigos furtivamente por trás ou até mesmo refletir ataques. A gameplay desse jogo ser boa é algo que fortalece e muito seu fator replay, uma vez que se você acabar tentando zera-lo em menos tempo ou em alguma dificuldade específica, você desbloqueia novas coisas, como armas e roupas. Além disso, o game acaba ficando, de certa forma, um pouco mais complicado depois que encontramos a Ashley já que, além de se proteger, também teremos que protegê-la, visto que, caso não o façamos, os ganados podem sequestrá-la e levá-la embora, algo que resultaria em nossa falha na missão apresentada.

A  faca

Diferentemente do jogo original, aqui a faca tem muitas utilidades, podendo até dizer que um dos itens mais fortes desse jogo é sua faca. Com ela conseguimos abater os inimigos furtivamente, refletir ou escapar de ataques além de, obviamente, conseguirmos usar ela para causar dano nos inimigos. A faca é um item muito útil, tendo em vista que ela é capaz de refletir golpes da maioria dos chefes, se não todos, porém ela não é infinita e possui uma durabilidade, entrantato você pode não apenas repará-la no mercador como também aumentar sua durabilidade e dano, deixando-a assim ainda mais forte e resistente. Talvez para alguns a faca possa até deixar o jogo fácil demais visto que, caso você esteja jogando no modo normal com ela tendo sido bastante melhorada, o jogo pode se tornar, de certa forma, “fácil”. 

O Mercador

Claramente um dos personagens mais marcantes do jogo, depois de seus protagonistas claro, é o Mercador sendo que este possui algumas falas que, juntamente com a localização em PT-BR, acabam dando mais carisma a ele. Sendo assim, o Mercador funciona como uma loja de itens do jogo onde você pode melhorar suas armas, vender itens e recomprar os itens que vendeu se quiser.

Além disso, algo interessante que o jogo possui são algumas missões que encontramos lendo bilhetes azuis espalhados pelo mapa, você os coleta e acaba desbloqueando um tipo de quest que, no geral, são bem simples de fazer, após completá-las você ganha alguns cristais roxos chamados de espinélios que podem ser usados no mercador para conseguir itens exclusivos.

Ambientação e efeitos sonoros

Neste Remake eles realmente quiseram dar uma atmosfera maior de um survival horror para o jogo, sendo que, para isso foram feitas algumas mudanças, como partes que antes estavam de dia ou mais claras no original que agora estão mais escuras e de noite.

A trilha sonora do jogo também está muito boa, incluindo o áudio como um todo, sendo algo que acaba ajudando ainda mais em sua imersão e consegue passar a atmosfera mais tensa que um jogo de survival horror precisa ter.

Gráficos e Desempenho

Primeiramente, já adianto que o jogo, tanto em questões gráficas quanto em desempenho, está muito bom. Aliás, eu joguei no Xbox Series S que possui dois modos, o modo performance onde o jogo roda em 1080p 60fps e o modo resolução onde o jogo roda em 1440p e o fps fica na casa dos 40. Eu testei os dois modos e o que mais gostei foi o modo performace, mas no geral os dois funcionam muito bem, mesmo no modo performace o jogo continua muito bonito, a Capcom soube otimizar bem esse jogo no Series S ao meu ver. Ainda mais por causa de sua engine utilizada nos seus jogos mais atuais como nos outros remakes da franquia e outros jogos do estúdio como Devil May Cry 5, sendo que é no Residen Evil 4 que podemos ver essa engine ser usada em seu ápice, deixando o jogo com um visual fantástico e com uma boa estabilidade no desempenho.

Modo Mercenários

Além de um modo história muito bom, Resident Evil 4 Remake traz, assim como no original de 2005, o modo mercenários, este que possuí 4 personagens ao todo, sendo eles o Leon, Krauser, Hunk e o Luis, cada um deles tem armas e uma habilidade especial diferente, há também 3 mapas para esse modo. No início, você vai começar apenas com o Leon desbloqueado porém é só ir jogando e fazendo pontuações mais altas que você desbloqueia o Luis, depois você joga com o Luis até fazer uma pontuação alta e desbloquear o Krauser para com ele você desbloquear o Hunk após fazer uma pontuação mais alta.

O modo consiste basicamente em derrotar as ordas de inimigos e manter o combo para aumentar as pontuações, além disso temos um determinado tempo que caso queiramos aumentá-lo teremos que coletar alguns orbes verdes espalhados pelo mapa ou matar inimigos, algo que concede aluns segundos a mais. Sendo assim, existe também um orbe amarelo que ajuda a carregar a habilidade especial do personagem.

É um modo simples e que tem um fator replay grande já que é rápido de se jogar e bom para passar o tempo além de podermos também adquirir uma arma mais fácil jogando ele, precisando fazer um Rank S ou superior com qualquer personagem em todos os mapas para adquiri-la.

Conclusão

Resident Evil 4 Remake pega os elementos do jogo original de 2005 e os melhora muito, em questão de gameplay, em ambientação e no sentido de passar uma sensação maior de um jogo de survival horror. Na minha opinião, ele tem muita ação, algo que acho muito positivo por gostar deste estilo e também acho que os momentos com puzzles até para alguém como eu que não gosta são bons, sendo algo que gostei de fazer, tendo um equilíbrio entre ação, puzzle e uma atmosfera que te passa um clima mais tenso.

Acredito que tanto quem já jogou o original e quanto quem não jogou vai gostar desse jogo, até porque a história e a gameplay são boas, além disso, um fator que não posso deixar de abordar é que a dublagem presente no game ajuda bastante, o processo de localização desse jogo, como podemos perceber, foi feito com cuidado e respeito aos personagens e suas características. Enfim eu não tive muitos bugs no jogo, nenhum pelo menos que tenha me atrapalhado na progressão da história, então concluo que ele está bem otimizado, sendo algo que deve ser elogiado tendo em vista que atualmente muitas empresas lançam jogos cada vez mais quebrados, infelizmente, não sendo este o caso desse jogo. Achei uma experiência incrível do início ao fim e se você tiver a oportunidade de jogar esse jogo, jogue! Recomendo muito!

Nota: 9.5/10

Eaí o que vocês acham, vale apena jogar?

Esperamos que tenha gostado!

Essa análise é uma opinião do autor: JMZERO

Editor de texto: CaixistaFox