Sonic Frontiers: Uma análise do jogo

Sonic frontiers, o jogo mais atual do ouriço azul da SEGA, mistura coisas já consolidadas da franquia de seus jogos a um mundo aberto, algo bem diferente do padrão da saga, e novas criaturas para o jogador enfrentar.

Sonic frontiers, o jogo mais atual do ouriço azul da SEGA, mistura coisas já consolidadas da franquia de seus jogos a um mundo aberto, algo bem diferente do padrão da saga, e novas criaturas para o jogador enfrentar.

A História

Algo válido de destacar é que antes do que se passa no jogo, temos um prólogo, sendo uma HQ que a SEGA lançou com o próposito de mostrar o que levou os personagens a passarem pela aventura do game juntamente a uma animação do knuckles, então se você quiser saber mais afundo sobre a história da campanha talvez seja interessante dar uma olhada nisso.

A história começa nos mostrando o Sonic, Tails e Amy Rose indo atrás do Dr. Eggman, só que eles acabam sendo puxados por um portal que os leva para uma outra dimensão, isso acaba acontecendo pelo fato do Dr. Eggman ter colocado sua inteligência artificial dentro do antigo conhecimento dos anciões, com o objetivo de controlar toda a tecnologia ancestral. Porém isso não deu muito certo e o Dr. Eggman acabou sendo transportado para o ciberespaço. Logo depois vemos Sonic se encontrando num lugar desconhecido, que é a primeira ilha do jogo, estando meio confuso e preocupado para saber onde estão seus amigos. Então o personagem agora deve reunir as esmeraldas do Chaos, enfrentar os titãs que são os chefes de cada ilha, salvar seus amigos que estão meio presos no ciberespaço e quebrar as paredes que separam a dimensão do mundo de Sonic com esse novo mundo onde ele está. E bom no caminho você vai conhecer melhor sobre Sage a inteligência artificial criada pelo Dr. Eggman, vai descobrir mais sobre as ilhas e como que estão seus amigos.

Gameplay

A jogabilidade de Frontiers é uma mistura do mundo aberto com a gameplay que já estamos acostumados nos jogos mais atuais do Sonic, quando vamos nas fases de circuito por exemplo vemos que é quase a mesma coisa do padrão da saga e quando estamos no mundo aberto, onde podemos claro correr bem rápido, lutar contras os inimigos, fazer alguns puzzles para liberar partes do mapa por exemplo vemos as novas funções adicionadas ao game, inclusive o jogo possue puzzles mas não chegam a ser nada impossível, alguns são sim um pouco mais difíceis, porém no geral são simples.

No game, é possível melhorar seus atributos como velocidade, força, defesa e vida, começando do nível 1 até o 99. Aqui como na maioria dos jogos do Sonic sua vida é representada por anéis, tendo uma capacidade máxima de anéis que você pode pegar dependendo de quanto sua vida foi melhorada, nisso quando estamos no mundo aberto e pegamos toda a capacidade de anéis vemos o Sonic ficando ainda mais rápido, pelo menos enquanto permanecermos com o máximo deles. No jogo também vemos uma árvore de habilidades onde desbloqueamos novos golpes e ataques. A velocidade do Sonic nesse jogo é algo que foi muito bem construída e que no mundo aberto, mesmo ele sendo um personagem bem rápido, podemos controlar com facilidade.

As fases de circuito fechado no jogo são acessadas através de portais onde para poder passar precisamos de engrenagens, essas que podem ser adquiridas matando alguns inimigos, ou na própia pesca, algo que ainda vai ser comentado.

O combate do jogo é bom, além da possibilidade de fazer combos, tendo até um medidor, lembrando um pouco um Hack and slash. Um poder bem interessante do Sonic que foi adicionado nesse jogo é o Ciberloop, onde você segura o botão Y(Xbox) em movimento e deixa um rastro de luz, podendo criar um círculo com ele e soltar o botão, com a utilidade pra fazer diversas coisas no jogo.

Sistema de melhoria habilidades e aumento de atributos

Como eu já disse antes aqui em Sonic Frontiers é possível aumentar os atributos do Sonic e ganhar novas habilidades, para conseguir fazer isso você precisa fazer ou pegar determinadas coisas. Como por exemplo para poder aumentar a sua vida e velocidade você tem que ir até um personagem com o nome de Koco Ancestral e aumentar sua velocidade e a vida que no caso são a capacidade de anéis do Sonic, você deve encontrar pelo mapa Kocos perdidos pelas ilhas para melhorar esses atributos. Já para aumentar a força e defesa do ouriço você tem que ir até o Koco Eremita, para melhorar a Força precisamos pegar um item que chama semente de potência vermelha e pra defesa precisamos da semente de defesa azul, ambos os itens são relativamente fáceis de achar. E por fim para poder desbloquear as habilidades do Sonic você precisa de pontos de habilidade que conseguimos derrotando inimigos, além de outras coisas.

Pescaria

De primeira vista, algo que parece ser meio estranho para alguns é ter como pescar num jogo do Sonic, se analisarmos bem pode ser até legal e uma mão na roda para fazer nossas melhorias de maneira mais rápida. A pesca nesse jogo funciona da seguinte forma: assim como nas fases que temos que atravessar os portais para acessa-las na pesca também não é diferente, precisamos de uma moeda roxa onde usamos ela para conseguirmos pescar. As mecânicas de pesca são bem simples, não é nada muito complexo, assim que pescamos algo ganhamos uma quantidade de fichas que muda de acordo com o que você pegou, com essas fichas podemos trocar algumas coisas, como fragmentos de habilidades, sementes seja da azul ou vermelha, engrenagens de portais, kocos perdidos, ou seja a pesca desse jogo é algo muito recompensador pois nela você consegue desde itens para melhorar os atributos do Sonic como também fragmentos de habilidade ou anéis.

Super Sonic

Como a maioria de vocês sabem se o Sonic pegar as 7 esmeraldas do Chaos ele consegue se transformar na sua forma de Super Sonic, e aqui não é diferente. No game as partes em que você usa sua forma mais poderosa são em momentos específicos porém muito épicos em sua maioria, quando você controla o Super Sonic é para derrotar os chefes das ilhas e nessas partes além de ter uma boa jogabilidade a trilha sonora é muito boa dando ainda mais emoção pra luta.

Mundo aberto

Sem duvidas o maior diferencial desse jogo pros outros da franquia é a presença de um mundo aberto. Os locais onde você pode explorar e devera passar são 5 ilhas e cada uma com um nome, então temos Kronos Island que é a primeira ilha, depois temos a segunda ilha do jogo, Ares Island, em seguida Chaos Island que pra mim é uma das piores ilhas do jogo, porque tem muitas transições pra tela 2d enquanto passamos por algumas partes, a quarta é a Rhea Island que é a ilha mais simples do jogo já que nela você precisa fazer apenas um objetivo, a última e não menos importante é a Ouranos Island. É bom lembrar que em cada uma dessas ilhas, menos a Rhea Island, possuem inimigos diferentes e semi chefes, puzzles que servem para mostrar mais partes da ilha no seu mapa, pontos de pesca e portais de fase.  

Conclusão

Sonic Frontiers estabeleceu uma nova base pra jogos do Sonic daqui pra frente, que acredito e espero que a Sega o use daqui em diante, ou seja, esse jogo é meio que um padrão para os novos jogos do ouriço azul. As coisas novas que eles tentaram adicionar nesse jogo para dar uma nova cara ao estilo dos jogos do Sonic, como o mundo aberto, o combate do jogo, a pescaria, eu achei que são muito válidas, sinceramente muito boas.

Eu me diverti bastante nesse jogo, gostei até chegar a ponto de fazer o 100% das conquistas, pelo menos até agora, pois não sei se vai ter alguma DLC adicionando novas conquistas, mas se você gosta de fazer os 1000G de algum jogo, esse aqui é bem fácil, talvez um dos jogos mais fáceis do Sonic, então se você curte, vai fundo.

Um ponto positivo é que esse jogo tem legendas localizada para PT-BR então dá pra acompanhar a história tranquilamente porém uma coisa que eu não gostei do jogo é o final dele, eu esperava algo mais épico no final. No geral achei um bom game, deu para divertir bastante nele e para mim dos jogos que eu já joguei do Sonic é um dos melhores sem dúvidas.

Nota: 7.5/10

Eaí o que vocês acham, vale apena jogar?

Esperamos que tenha gostado!

Essa análise é uma opinião do autor: JMZERO

Editor de texto: CaixistaFox