O Sucesso do Xbox Game Pass

Game Pass. O maior triunfo do Xbox, que é também o melhor serviço de games que existe. Mas como isso pôde ser possível?


Game Pass. O maior triunfo do Xbox, que é também o melhor serviço de games que existe. Mas como isso pôde ser possível?

Se tem algo que torna o Xbox a melhor plataforma para jogar em qualquer lugar é o Xbox Game Pass, este que trouxe diversos benefícios como: jogos exclusivos e multiplataformas do Xbox Game Studios lançados no catálogo, uma gama de jogos de alta qualidade presentes, regalias e bônus para assinantes além do mais importante, uma vasta variedade de jogos para jogar em qualquer dispositivo por um preço acessível e justo. Mas apesar de todo o sucesso, como isso pode ser possível? É um investimento rentável? Nesta matéria pretendemos responder estas perguntas.

Um negócio muito lucrativo

Quando falamos de “Serviços de assinatura” estamos falando de dinheiro, que entra na empresa de forma recorrente, seja por um mês, um trimestre, um semestre, de modo anual entre outros sendo que não importa quando. Aqui o Xbox Game Pass não podia ficar de fora, no último relatório financeiro da Microsoft, foi revelado que o serviço do Xbox gerou mais de 1 bilhão de dólares em receitas, algo que torna avassalador a monetização gerada pelo serviço. Além disso, segundo os dados da CADE (órgão regulador brasileiro), em 2021 o serviço conseguiu gerar 3 bilhões de dólares apenas naquele ano, contando atualmente com mais de 25 milhões de assinantes. De fato, em termos monetários, o serviço gera uma quantia muito atrativa.

Um negócio atrativo para outros desenvolvedores

Além dos jogos da própria Microsoft, o Xbox Game Pass recebe muitos jogos de outras empresas, até mesmo no dia do seu lançamento. No começo do ano, os assinantes puderam jogar grandes lançamentos no serviço, entre estes: Monster Hunter Rise, Atomic Heart, Wo Long: Fallen Dinasty e Guilty Gear: Strive. Sem contar os jogos indies que chegam ao catálogo como Ravenlok por exemplo. E por falar nisso, muitos desenvolvedores indies lançam seus jogos no serviço da Microsoft, por verem que se trata de uma excelente vitrine para que jogadores possam apreciar seus games. Além disso, não só desenvolvedoras indies, mas também grandes empresas veem o serviço com bons olhos, como é o caso da Koei Tecmo, esta que lançou no dia do lançamento Wo Long no Game Pass, um jogo que possuí um estilo no qual sempre quiseram fazer, especialmente pelo tema chinês, sendo assim, o Game Pass foi um grande auxiliar para seu sucesso,
visto que que o jogo alcançou a marca de 4 milhões de jogadores registrados.

Além disso tudo, parcerias com desenvolvedoras como a EA trazem inúmeros jogos ao serviço. Um desses grandes benefícios é o EA PLAY que já integra o catálogo do Game Pass pela parceria feita entre a Microsoft e a EA, contendo inúmeros jogos da desenvolvedora e, após um tempo, até mesmo alguns de seus mais novos lançamentos.

O sucesso do serviço é tão grande que a concorência, vendo tudo isso, tentou “frear” seu sucesso pagando desenvolvedoras para que não lancem seus jogos no catálogo, tendo como exemplo o caso de Resident Evil: Village visto que foi encontrado a informação de que o jogo não poderia lançar no Game Pass por causas contratuais(exigidas pela concorência) como foi mostrado em documentos analisados durante o caso da aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft. Parece que até a concorrência sabe da capacidade que o serviço oferece, não é mesmo?

O melhor custo-benefício e econômico

O serviço da Microsoft então é disparado um dos melhores investimento para um vasto catálogo de jogos de alta qualidade e que ao mesmo tempo economiza nosso dinheiro. Vale lembrar também que, os jogos do Xbox e da Bethesda chegam no primeiro dia ao serviço(Day One) e sem data de saída! Ou seja, os jogos não saem do catálogo (Há menos que hajam problemas de publicação e direitos como foi o caso de We Happy Few e Forza Motorsport 7) sendo que futuramente, os jogos da Activision Blizzard|King estarão todos presentes, já imaginou jogar aquele novo Call of Duty ou Diablo sem ter que gastar 350 reais? Claramente é muito mais econômico investir em uma assinatura anual do que gastar 350 reais em um único game.

Você está no centro de sua experiência Gaming

Apesar dos jogos, o que torna este serviço incrível, é também onde você pode jogar, seja: Consoles Xbox, PCs e Xbox Cloud Gaming(Xcloud) este que, inclusive, está disponível nas duas plataformas citadas anteriormente, em algumas TVs e nos Celulares! Você pode jogar e se divertir com qualquer dispositivo disponível, oferecendo assim, um leque de possibilidades para onde você irá iniciar o seu próximo jogo favorito. Além do mais, vale ressaltar que, muitos jogos disponíveis através da Nuvem(Xcloud) nos celulares e tablets oferecem controles e comandos pelo touch sem a necessidade de um controle. A Microsoft já prometeu também que o recurso de Mouse e Teclado estará disponível em breve, já que além do controle de touch o serviço suporta apenas controles do Xbox e bluetooth no geral.

Conclusão

O Xbox Game Pass vem se mostrando cada vez mais um serviço de alta qualidade que disponibiliza uma gama de benefícios a os seus assinantes. Seja por: Jogos que chegam no dia do lançamento, uma vasta lista de jogos disponíveis e pela possibilidade de jogar onde você queira jogar. Ademais, tudo que você viu aqui são dados e fatos que tornam este grande serviço da Microsoft um sucesso absurdo, bem elogiado pelo mundo dos games.

Eaí o que vocês acham dessas informações sobre o Xbox Game Pass? Tem mais sugestões em relação aos benefícios presentes? Deixe seu feedback.

Esperamos que tenha gostado!

Escrito por: Marco 117

Editor de texto: @CaixistaFox