A famosa franquia de luta da Capcom retorna com Street Fighter 6, sendo uma ótima opção para veteranos e novatos da saga. Alimentado pela tecnologia RE-ENGINE da própia Capcom, Street Fighter 6 traz três modos de jogo distintos, incluindo o World Tour, Fighting Ground e o Battle Hub. A experiência também inclui uma nova jogabilidade além de visuais aprimorados para cada aspecto do título. Saiba mais sobre esses principais modos, pontos positivos e negativos do jogo durante a análise.
Mais detalhes do World Tour
O modo World Tour se trata da campanha do jogo, nela vamos criar o nosso própio personagem e se tornar tão bom quanto os lutadores lendários da saga. Para atingirmos tais conquistas deveremos treinar com os diversos combates disponíveis no jogo, incluindo a grande maioria dos NPCs espalhados pelo cenário, afim de ganharmos XPs suficientes para subirmos de level e assim aumentarmos os níveis de nossos atributos básicos, como vida, força do soco e chute. Além disso, teremos diversas opções de estilo de combate que mudam bastante nossa expêriencia durante as batalhas, tendo em vista que cada um possuí pontos fortes e fracos, assim como os lutadores lendários que os criaram, para obtermos tais estilos teremos que, na maioria das vezes, encontrar o lutador específico durante a própia campanha afim de conversarmos com ele e convence-lo de que estamos preparados para se tornar um dos adeptos de seu estilo de combate, além de algumas vezes termos que lutar com tais personagens para provar nossa força, sendo que, apesar de não ser sempre obrigatório, o jogo nos oferece a chance de lutar com todos. Vale ressaltar também que a diferença em cada estilo muda visualmente a posição do lutador na batalha, seu modo de socar e chutar, sendo extremamente perceptível. Ademais, podemos, além de tudo isso, misturar e combinar movimentos especiais e super artes de diferentes lutadores lendários com suas “Master Actions” para criar um conjunto de movimentos originais que serão únicos para os nossos personagens.
. Ambientação no World Tour
Durante a nossa jornada no World Tour passaremos por cenários incríveis introduzidos em um mundo aberto da Capcom, tais cenários, como o centro de Metro City na imagem, impressionam com suas ambientações ricas em detalhes tendo como exemplo as propagandas, os estilos de roupas e os carros do centro de Metro City. Além disso podemos perceber algumas diferenças entre cada ambiente que visitamos, incluindo, principalmente, os estilos de suas contruções.
Dentro dessa ambientação perceberemos espaços como lojas de roupas e comidas, sendo que estas possuem funções que nos ajudam no combate, por incrível que pareça, visto que algumas roupas e acessórios podem, além de mudar a aparência de seu avatar, afetar as habilidades dele, melhorando-as e as comidas podem recuperar sua barra de vida.
Sendo assim, os cenários que compõem o ambiente do jogo são marcados por espaços limitados que ao atrevessarmos suas fronteiras nos traz a possibilidade de mudar para outra localidade, o que, apesar de nos levar também para telas de loandings, faz com que cada espaço seja ainda mais único tendo em vista a preservação de sua identidade própia mesmo alguns pontos sendo parecidos.
Além dos cenários mais típicos o jogo possuí também ambientes temáticos de alguns países para conhecermos, incluindo um cenário do Brasil, algo que vamos ser introduzidos durante nossa jornada do World Tour e que acentua, com a grande variedade de características presentes em cada um, a indentidade própia de cada cenário.
Mais algumas imagens dos cenários:
Centro de Metro City de manhã.
Centro de Chinatown.
Área portuária.
. Combate com NPCs e inimigos
Durante nossa jogatina perceberemos que todos os NPCs e inimigos que encontramos possuem leveis e um dos estilos de combate assim como nosso personagem e que da mesma forma são mais fortes quando possuem um level mais elevado, visto que também vão ter aumentos na força de ataque, de defesa e na barra de vida. Desse modo, dependendo de suas habilidades na batalha, muitas vezes vamos ter que aumentar nosso level antes de derrotar algum inimigo que encontraremos durante a campanha do World Tour.
Vale ressaltar também que, apesar dos NPCs não nos atacarem sem motivo, certos inimigos de outras guanges podem fazê-lo, estes serão sempre indentificados com o nome vermelho e estarão dispostos a arrumar confusão, desde que não estejamos muitos leveis acima deles, apenas por passarmos na rua em que estão, podemos perceber também que certas áreas do jogo possuem inimigos e NPCs com leveis mais altos ou leveis mais baixos.
Além disso, algo que pode nos ajudar muito nas batalhas são os diversos itens que encontramos em certas recompensas por cumprimos alguns objetivos e/ou vencermos um combate além dos baús espalhados pelo mundo que podem contê-los, tais itens podem, entre outras coisas, recuperar nossa vida, reduzir o dano causado pelo inimigo, aumentar nosso dano gerado e acabar nos salvando de perder o combate, sendo muitas vezes essencias para vencer-mos certos bosses e NPCs com leveis mais elevados.
. Personalização do avatar
Outro ponto que percebemos tanto no World Tour quanto no Battle Hub são as diversas possibilidades de personalização durante a criação de nosso avatar, este que nos representará durante os dois modos, seja para criar um verdadeiro lutador profissional ou uma pessoa que não aparenta ter nenhuma força mas que, de modo inesperado, a possuí.
Nossos trajes apesar de padronizados inicialmente vão poder sempre sofrer alterações através das diversas lojas de roupas presentes no jogo e que, como dito anteriormente, podem até mesmo fortalecer os atributos do nosso personagem.
. Narrativa
O modo World Tour traz uma narrativa própia onde seremos levados, entre muitas outras coisas, a conhecer clássicos personagens do Street Fighter, lutar em combates e torneios específicos, viajar pelos diversos cenários e cumprir os devidos objetivos, evoluindo nosso personagem durante o processo. Nessa narrativa, nosso personagem tem como objetivo principal decifrar o paradeiro de um ex-companheiro de treino além da resposta de uma pergunta feita por ele mesmo no início da campanha: “O que é a força?”, apesar de objetivos secundários aparecerem no processo acabamos sempre voltando para os objetivos principais passando, entre outras coisas, por combates frenéticos, fugas, disfarces e competições. Durante essa longa história podemos perceber que nos posicionamos, em suma, à favor dos hérois lendários e contra as guangues.
Os veteranos da saga Street Fighter podem, também, se surpreenderem durante a suas jornadas pela campanha com o reecontro de diversos personagens, até mesmo alguns que não vemos há algum tempo, tendo em vista que Metro City é o retorno do cenário apresentado no jogo “Final Fighter” da Capcom, lançado em 1989.
A história principal possuí 15 capítulos com uma média de 10 a 15 horas para completa-la, além disso caso você queira explorar melhor o mundo e suas missões secundárias durante sua jornada pode levar de 20 a 30 horas.
Mais detalhes do Fighting Ground
O modo Fighting Ground se trata principalmente do espaço onde teremos lutas fechadas com adversários, estando eles jogando localmente ou através do modo online, além disso teremos modos como o de treino, o arcade e o modo de lutas especias. Se trata portanto do local onde poderemos lutar com os diversos hérois lendários da saga Street Fighter presentes no jogo.
. Ambientação
A ambientação presente no modo Fighting Ground, através de diversos cenários no fundo, não decepcionam assim como no modo World Tour, possuindo uma grande diversidade com características únicas. Vale ressaltar também que muitos estão presentes em ambos os modos, incluindo os cenários temáticos de certos países.
. Tipos de controle
Street Fighter 6 possuí um novo modo de controle para jogarmos sem precisarmos lembrar dos comandos mais difíceis, permitindo que aproveitemos o fluxo de nossas lutas. Jogadores que estão entrando no mundo de Street Fighter pela primeira vez ou aqueles que não tocam em um jogo de luta há muitos anos podem sair jogando desde o início. Além disso, os controles tradicionais da série ainda estão disponíveis para os jogadores que assim preferirem.
Sendo assim, o modo “Moderno” permite a execução de golpes especiais com combinações simples de botões, o modo “Clássico” apresenta o esquema tradicional de 6 botões, que dispensa apresentações e o modo “Dinâmico” apresenta um esquema que permite, ao pressionarmos o botão de auto ataque, que nosso personagem execute automaticamente ataques e combos tomando por base nossa posição em relação ao oponente.
Mais detalhes do modo Battle Hub
O Battle Hub se trate do local onde nós, os jogadores, podemos nos reunir e se comunicar, representando um dos modos principais de Street Fighter 6. Nosso avatar criado no World Tour também será utilizado por lá. Além disso, é possível acessar os recursos online do Fighting Ground no Battle Hub.
. Ambiente
No andar do Battle Hub vamos poder interagir com diversas coisas diferentes, entre elas poderemos lutar e assistir uma luta contra outros jogadores em um Battle Cabinet ou em um Extreme Battle Cabinet, ir para o Game Center e reviver alguns dos títulos clássicos da Capcom, lutar contra outros avatares nas Batalhas de Avatar, personaliza-los no Hub Goods Shop ou ir para o Event Counter onde participamos dos torneios.
. Comunicação
O modo Battle Hub pode comportar o impressionante número de até 100 jogadores ao mesmo tempo. Para nos comunicarmos, o jogo nos oferece a possibilidade de usar emotes ou o chat durante nossa jogatina no modo, algo que contribui para uma fácil comunicação dentro do Battle Hub mesmo que não sejamos amigos de ninguém que esteja lá.
. Capcom Fighters Network
A Capcom retornou com melhorias a CFN lançada no Street Fighter V, além dos recursos que possibilitam o gerenciamento de amizades, a busca por outros jogadores e a possibilidade de assistir replays e classificações também tivemos a adição de um novo recurso chamado Fighters Club.
O Fighters Club é um recurso que permite nosso encontro com amigos ou lutadores semelhantes com uma maior facilidade e a adesão ou criação de um clube, caso escolhemos cria-lo poderemos, após nossas configurações do clube estarem prontas, criar um emblema, um panfleto orignal e um uniforme própio, algo que nos possibilita também a junção com amigos usando uniformes combinando no Battle Hub.
. Eventos
Veremos também no Battle Hub a possibilidade de participar de vários eventos que estão agendados ou acontecendo através do balcão de eventos, além disso veremos torneios periódicos por lá.
Se quiser sentir uma verdadeira sensação de competição podemos ver que os eventos com todos os seus desafios e combates entre jogadores transmite essas sensações muito bem.
. Loja Central
Por último mas não o menos importante, a loja central é o local onde encontraremos diversos itens e acessórios para a personalização de nosso avatar caso ainda não estejamos satisfeitos com as disponíveis nas lojas do World Tour.
Conclusão
Street Fighter 6 é um bom jogo tanto para os veteranos que desejavam o retorno da franquia Street Fighter quanto para os novatos que ainda não tinham conhecido a saga.
Dito isso gostaria de resumir tudo em:
Pontos positivos:
. Efeitos sonoros.
. Sua ambientação.
. Seus gráficos
. Os detalhes presentes em cada cenário.
. Possibilidade de lutar com quase todos os NPCs, inimigos e hérois lendários que desejarmos.
. O retorno de personagens antigos da franquia com diversas referências na narrativa e na própia ambientação.
Pontos negativos:
. Má otimização no Xbox Series S.
. Alguns pontos travados durante o combate.
. Necessidade constante de farmar XP caso você não seja tão bom em lutas.
. Narrativa nem sempre tão forte.
. Repetição dos NPCs pelo cenário apesar de sua grande variedade.
De qualquer forma, creio que se trata de um jogo que satisfaz fãs de seu gênero, sejam eles novatos ou veterenos na saga e que pode valer muito apena, dependendo de seu gosto, pela ótima expêriencia durante a gameplay.
E aí? Concordam com a análise? Discordam de algo? Estão animados para jogar Street Fighter 6? Comentem aí em baixo.
Nota: 8.5/10
Eaí o que vocês acham, vale apena jogar?
Esperamos que tenha gostado!
Essa análise é uma opinião do autor: @CaixistaFox
Editor de texto: @CaixistaFox